Início > Uncategorized > [Vídeo-Audio] Di Grassi: “Temos muito o que melhorar” – Ouça

[Vídeo-Audio] Di Grassi: “Temos muito o que melhorar” – Ouça

Primeiras impressões agradam, embora, segundo ele, trabalho esteja começando

Mesmo tendo ido à pista na última sexta-feira, Lucas di Grassi considerou a sessão de sábado como o primeiro teste real do novo modelo Virgin VR-01.

Ele completou 63 voltas pelo circuito de Jerez de la Frontera somente no período da tarde e, mesmo reconhecendo que ainda há muito o que melhorar – incluindo ele mesmo -, as primeiras impressões do carro lhe agradaram. Após as atividades, di Grassi conversou com os jornalistas brasileiros no circuito espanhol.

Impressões do carro

Finalmente a gente conseguiu andar direito. A pista secou, deu pra fazer 63 voltas, e começamos a fazer o trabalho agora. O que a gente precisava era realmente fazer quilometragem, botar o carro andando, ver se tava tudo em ordem dentro do câmbio, motor, chassi.

O carro, como eu falei, a primeira impressão foi boa, mas tem muito trabalho pela frente. Acho que o carro tem uma base agora para começarmos a trabalhar, mas sem dúvida foi um primeiro dia de testes em que ocorreu tudo bem.

Características do VR-01

É um carro novo, tem que melhorar muito. Tem que melhorar tudo, pra falar a verdade. A gente tem que melhorar no freio, tem que melhorar na tração, tem que melhorar na aerodinâmica. As outras equipes estão fazendo isso há trinta anos, vinte anos, a gente começou há oito meses.

Então não seria natural pensar que a gente iria estar no mesmo nível que eles no começo. Fora que é o nosso primeiro dia, eles já testaram em Valência, já testaram três dias seguidos aqui. Então acho que precisa melhorar o carro em tudo.

Eu também preciso ficar mais acostumado com um Fórmula 1, eu não guio um F-1 desde o meu último teste aqui em Jerez, que foi em dezembro, e antes disso fazia um ano e seis meses que não guiava um F-1. Nos últimos dois anos eu guiei um Fórmula 1 por dois ou três dias só. Tem um monte de coisa pra evoluir ainda, mas, para um primeiro teste real que a gente fez eu acho que ocorreu tudo bem.

Qualidades do carro

No momento, o carro está em ordem. A visibilidade é muito boa, os comandos estão respondendo ok, o volante, o freio, o acelerador, tudo isso está ótimo. Tem margem pra melhorar, mas o mais importante é o carro não ter nenhum problema crônico, nenhum problema que a gente vá precisar ter mudança de projeto pra resolver.

Isso, para uma equipe de engenheiros que desenhou o carro do zero, isso é uma possibilidade real e isso realmente não ocorreu. Agora é só uma questão de evoluir o carro em todos os aspectos.

Testes somente à tarde

Estava molhado de manhã. A previsão do tempo no radar era de ficar mais seco na parte da tarde, então a gente esperou bastante pra começar a andar. Andamos um pouquinho no molhado, na pista que tava secando e terminamos na pista praticamente toda seca.

Evoluções no carro

A gente tem um monte de coisa pra por no carro, pra evoluir o carro pro Bahrein já em projeto, já em desenvolvimento, como as outras equipes também têm. É normal você escutar que as equipes estão trabalhando no update pro Bahrein. Eu acho que, pelo fato de termos um carro completamente novo, a nossa evolução pode ser relativamente maior do que a das outras equipes até o Bahrein.

A gente tem mais coisas pra evoluir do que as equipes de ponta. Mas eu não acho que é natural pensarmos que vamos disputar com essas equipes maiores no momento.

Motor Cosworth

É difícil comparar com qualquer outra coisa, porque eu não guiei nada que não seja o motor Cosworth, mas até agora tem se comportado muito bem. Não teve problema nenhum tanto na Williams, quanto pra gente, de problema de durabilidade ou de performance. O nosso foco agora sem dúvida não é o motor, é o carro.

[Fonte: tazio.uol.com.br] - Video-Audio: F1ShortMessage
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

